{O plano}
Para entendermos o plano da salvação, primeiro temos que percorrer o plano original de Deus. No princípio Deus criou o universo e preparou o mundo em condições ideais para a vida, Deus também criou o homem à sua imagem e semelhança. E disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn 1:26-27).
Em Seu plano original Deus criou o homem para louvor de Sua glória e tinha planos e propósitos para ele. Quando Deus criou o primeiro homem, criou também um jardim para que ele o cultivasse e o guardasse (Gn 1:28). E o Senhor Deus ordenou: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".(Gn 2:16-17). Ele também lhe deu uma grande responsabilidade: cuidar da Sua criação (Gn 2:19-20). Deus criou o homem para reinar em vida e desfrutar de plena comunhão com Ele, esse era o plano original de Deus.
Além disso, Deus criou o homem com qualidades que ele mesmo tem, como Inteligência, sentimentos, poder e lhe deu também capacidade de decisão, o que chamamos de livre arbítrio. O que na verdade aconteceu foi que o homem não soube lidar com o livre arbítrio que lhe foi dado por Deus e o desobedeceu ao provar o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A partir deste momento, a ligação que havia entre o homem e Deus foram rompidas e o pecado entrou no mundo trazendo morte, separação, fraqueza, miséria, doença, angustia, confusão e medo (Gn 1:26-27 / Rm 5:17 / Ef 1:4-6).
Infelizmente o homem não seguiu o plano original se tornando imperfeito diante da criação de Deus, e pela sua desobediência foi destinado a viver com a certeza da morte e longe da presença de Deus. Então, foi colocado em prática o plano da salvação para livrar o homem do pecado e da morte (Rm 6:23). Para nos libertar, seria necessário alguém perfeito dar a vida por nós. Assim como um só homem nos deixou imperfeitos, um só homem poderia nos livrar do pecado e da morte (Rm 5:19).
Afinal, qual era o plano? Deus enviou ao mundo seu Filho unigênito Jesus Cristo para morrer por nossos pecados (João 3:16). Jesus ensinou sobre o Reino de Deus, mostrou como fazer a vontade de Deus mesmo em circunstâncias difíceis, viveu uma vida santa e morreu na cruz para pagar o preço por nossos pecados. Dessa forma, refazer a ligação com Deus antes rompida pelo pecado.
Agora sabemos qual é o plano de Deus. Perfeito! Se aproxima a hora de seguir a Jornada. Mas antes, você está disposto a reativar seu relacionamento com Deus e deixar Ele conduzir seus passos? Se sim, segue abaixo quatro passos que você precisa dar antes de prosseguir.
1° passo: Reconheça que você é um pecador.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Rm 3:23) “Como está escrito: Não há um justo, nenhum sequer.” (Rm 3:10) "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 6:23)2° passo: Esteja disposto a se converter dos seus pecados.
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,” (At 3:19) “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lc 15:7) Arrependa-se de seus maus caminhos, busque a Deus de todo coração e entregue o comando de sua vida a Ele.3° passo: Creia que Deus enviou seu filho Jesus Cristo para pagar o preço por nossos pecados.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16) “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa.” (At 16:31) "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". (2 Co 5:17).4° passo: Ore e convide Jesus Cristo para fazer parte da sua vida. Receba-O como seu único e suficiente Salvador.
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Rm 10:9-11, 13)
Preparado para reativar sua ligação com Deus? Faça a seguinte oração:
"Meu Deus, eu reconheço que sou pecador e necessito do teu perdão, eu entendi e creio que Jesus é o seu Filho que veio ao mundo, foi crucificado e ressuscitou. Eu creio que só Jesus Cristo pode me salvar e me dar a vida eterna, por isso, neste momento, eu confesso que aceito e recebo a Jesus Cristo como meu único e suficiente Salvador. Eu te peço, escreva o meu nome no Livro da Vida em nome de Jesus, amém".
Feito isso, você agora faz parte do Exército de Deus e está pronto para explorar a grande jornada, descobrir seu proposito nesse mundo e completar sua missão. O seu nome já está escrito no Livro da vida e você passa agora a ser uma nova criatura em Cristo (2 Co 5:17). Para que você se fortaleça nessa nova caminhada de fé, encorajamos você a encontrar pessoas que compartilhe experiências, conhecimentos e estudos sobre a Bíblia. É essencial que faça aliados que possam ajudá-lo e encorajá-lo (Hb 3:13) nesta grande jornada.“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mt 18:20)